segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Curso Graduação Design Digital: diploma na mão, o que fazer agora. Postagem fantástica do blog do curso de Design

Tem pessoas que sabem trabalhar e tem pessoas que sabem inovar trabalhando. Sem dúvida a ex-aluna do curso de Design Digital é uma destas inovadoras. Neste depoimento, que é interessantíssimo, a aluna relata como foi entrando na "realidade de mercado" mesmo dentro do protegido mundo da graduação. Veja o resultado desta inserção no mundo real no fantástico site de Andreza Keiko . E o legal: foi uma opção dela entrar na realidade! Veja a entrevista na integra! Foi tirada do Blog do Design Digital

_____________________________________________________________________


A questão central da mesa redonda composta por ex-alunos do curso de Design Digital desta quinta, foi a grande dúvida de todo universitário, a vida pós-diploma. São anos de estudo e especialização para entrar em um mercado de trabalho, muitas vezes competitivo e feroz. O pontapé inicial foi dado por Camila Vieira, ex-aluna da primeira turma do curso de Design do Unifieo.

Ela contou que enquanto cursava a faculdade já fazia estágio e hoje, “inventou uma nova profissão”, faz consultoria para estúdios de design, além de produzir eventos para a área. Para Camila um bom profissional tem de fato, que viver design. A busca incessante de novas idéias para a profissão, foi outra grande dica. Mas o caminho para descobrir a verdadeira vocação nem sempre é simples, foi o que nos explicou Andreza Keiko. Antes de ser designer, trabalhava com moda, fazendo planejamento. Aceitou o desafio de fazer um estágio em uma agência de design, com pouco conhecimento na área e ganhando um salário bem menor.

Não deu outra, o resultado da empreitada lhe rendeu empregos em empresas como Submarino e Uol, onde trabalha hoje como diretora de arte.Saber vender e defender suas idéias, selecionar bem seus trabalhos, em especial freelas. Fazer cursos e workshops para obter uma melhor especialização, procurar referências e usar a internet a seu favor, como ferramenta de estudo, foram algumas das ótimas dicas dadas pela designer.



Outro ponto importante para quem está atrás de emprego, é a criação de um portfolio simples e objetivo, porém de qualidade, com seus melhores trabalhos. Quem possui um vasto material, a dica é fazer uma seleção por segmento, demonstrando versatilidade. Além disso, a escolha do programa certo para apresentá-lo é essencial, uma apresentação muito elaborada e, conseqüentemente demorada, pode atrapalhar na hora do portfolio ser avaliado.
Para conhecer os trabalhos de Camila Vieira e Andreza Keiko, acesse os sites:

Curso Graduação Design Digital: empreendedorismo, tecnologia e motivação no curso de design digital

Um dos maiores desafios de um estudante é tornar-se empreendedor. É um desafio em todo o mundo, mas aqui no Brasil este desafio é ainda maior. Não é só pelo fato de estarmos imersos em uma economia de juros altíssimos, mas também pelo fato de que a cultura escolar (e porque não a cultura nacional) é avessa ao mundo dos negócios preferindo se concentrar mais no mundo das notas (boletim escolar) do que no mundo real das notas reais (verdinhas).

Nós ainda temos uma cultura de adquirir cultura pela cultura. E isso é um problema grave porque de um jeito ou de outro no fim vamos cair no mercado de trabalho e nele o que conta é sua capacidade de produzir a partir do conhecimento. É por isso que temos que estimular as iniciativas empreendedoras. O caso da criação da Revista Virtus é mais um sinal de que temos potencial para ser mais do que somos hoje. Quando nos deparamos com alunos se organizando em torno de propostas que visam não somente a criação de uma empresa, mas o desenvolvimento de um conceito que visa se tornar uma empresa isso é tremendo. Veja o conceito que rege a criação da proposta da Revista Virtus:


Força de opinião e liberdade de informação, é o que propõe a revista Virtus, propõe ser uma potência por que é destinada ao público jovem com o intuito de fazer nascer formadores de opinião e incentivar a leitura com uma diagramação limpa e agradável tratando dos mais diversos assuntos. A Virtus irá abrir espaço para ilustradores e profissionais da área do Design, propõe discussões sobre o que venha a ser o Design através de colunas com profissionais da área do Design e artistas. A revista vai falar sobre música, abrirá espaço para as bandas novas mostrarem seu trabalho e terá agenda de shows e tudo sobre os artistas preferidos da galera! Cada mês um artista e um estilo musical diferente será mostrado.


É bom não brincar com jovens assim, porque o myspace e o facebook nasceram de iniciativas como estas. Alunos que tinham uma proposta conceitual que visavam o bem comum que acabaram por se tornar modelos de negócios poderosíssimos. Por isso ainda vou conversar muito com o Yuri para firmarmos novas parcerias! E o Yuri é um cara que manda bem no empreendedorismo digital. É só acessar o blog dele para ver isso. E parece que o pessoal de Design é todo assim! Todo empreendedor e desbravador da web! Veja o blog do Design! E não para ai tem comentários para lá de empolgados com o curso como você pode ver acima! Mas, se quiser conferir como terminou essa aula veja aqui

Curso Graduação Design Digital: o que é, o que faz e o que fazem os alunos do Unifieo

Designer digital é o profissional que usa a criatividade e a técnica para desenvolver interfaces digitais interativas, atrativas e eficazes. Essa especialização da área de design visual é necessária para atender as necessidades geradas pelo surgimento (e rápida evolução) da mídia digital. O profissional dessa área concilia os conhecimentos da programação visual - criatividade, senso estético, embasamento visual cultural, estudo da forma voltados aos variados tipos de suporte da mídia digital - com a técnica destinada ao uso das ferramentas adequadas do meio de produção digital para criar soluções para mídia digital e interativa

O mercado de trabalho para o designer digital está em plena expansão, em decorrência da rápida evolução das mídias digitais. As empresas do setor têm dificuldade para encontrar no mercado de trabalho os profissionais com qualificação para atuar nessa área. O profissional formado está capacitado para trabalhar com criação digital especializada e atuar em agência e produtora de mídia digital e interativa;
emissora de televisão; produtora de cinema e animação; provedores de internet; empresas desenvolvedoras de games. Poderá também gerenciar projetos relacionados à área da comunicação digital em agência de publicidade e escritórios de design. Tais campos no mercado apontam para a necessidade de um profissional dotado de capacidade multidisciplinar para operar imagens, textos e seus potenciais relacionais de maneira criativa e amigável.


O mercado, como se pode ver, é muito bom. Veja a grade do curso de Design Digital do Unifieo. Mas, é preciso ter uma boa formação para conseguir abarcar esse mercado tão dinâmico. E isso nossos alunos tem e somado ao talento individual de cada um produzem grupos de trabalho como o Kram Design que desenvolveu estes dois trabalhos de design digital. O primeiro uma abertura fantástica:

E este segundo uma trabalho experimental sobre um comercial de margarina. Este é um trabalho prático que envolve tomada de cenas, ângulos, entradas etc. Seria melhor que os integrantes do próprio grupo falassem um pouco sobre a produção deste trabalho não acham???