segunda-feira, 23 de março de 2009

Curso de Graduação Direito no Unifieo: funcionário da tesouraria é aprovado no concurso da OAB

Todos os estudantes de direito sabem que o processo para a conclusão do curso de graduação na área é muito trabalhoso e exige muita dedicação. Mas, além da graduação ainda existe um outro desafio quase tão grande quanto o da própria graduação: o teste da OAB

No exame deste ano de 2009 se inscreveram 23.303 candidatos para o 137 Exame da Ordem dos Advogados. Deste montante apenas 9.896 passaram para a segunda fase do concurso. Destes apenas 6.356 foram efetivamente aprovados. Fazendo uma aproximação grosseira pode se afirmar que de cada 4 inscritos apenas um é aprovado. E dentre os aprovados esta o funcionário da tesouraria Valdomiro Vitor da Silva de 37 anos. Valdomiro entrou no Unifieo em 2001 e beneficiado pelo sistema de bolsas de 100% para funcionários ingressou no curso de direito em 2004.

Aluno dedicado Valdomiro nunca ficou sequer de segunda época. Casado, pai de dois filhos e morador do extremo da zona sul (Capão Redondo) Valdomiro nunca deixou de estar pontualmente às 7:30 no campus Narciso onde fez sua graduação em direito. Segundo Valdomiro o curso de direito do Unifieo é excelente e proporciona aos alunos uma excelente bagagem jurídica de forma que dispensa cursos de preparação para o teste da OAB. O próprio Valdomiro é prova disso na medida em que passou no exame na primeira vez que prestou e não fez qualquer tipo de cursinho preparatório.

O funcionário ressalta: “o curso de direito é excelente e tenho muito que agradecer a instituição por ter me dado esta oportunidade. Recebi todo o apoio e incentivo para começar e terminar a graduação em direito”. Para Valdomiro a política do Unifieo de incentivar os funcionários a estudar foi fundamental. Além de sua graduação Valdomiro também, na condição de funcionário e através da política de bolsas de 100%, conseguiu viabilizar a formação de sua esposa que terminou o curso de Letras em 2005 também pelo Unifieo. Para a instituição é uma alegria muito grande acompanhar o progresso de seus funcionários e alunos!

Curso de Graduação Engenharia de Computação: Regiane Relva Romano

Um dos maiores desafios de um universitário é se manter antenado nas mudanças tecnológicas que ocorrem ao seu redor ao mesmo tempo que em que cumpre a longa jornada de estudos de graduação que são mais ligados a conteúdos tradicionais. Em muitos casos os alunos dependem da rede (a internet) ou dependem de um professor que realmente esteja (e goste de estar) antenado nas últimas novidades, mas como muitos professores também não tem tempo de se atualizar constantemente (muitos ficam até muito mais defasados que os alunos) a saída é se esforçar individualmente.

Mas, no Unifieo esta questão é diferente. Contamos com muitos professores que atuam e estão alinhados com o que há de mais moderno no mercado. Mas, nem todos os cursos de graduação tem o privilégio de contar com professores como a professora Regiane Relva Romano dos cursos Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Todos que a conhecem sabem que ela é “a novidade em pessoa” e tem um prazer enorme em compartilhar o que sabe com seus alunos. Então para que os outros cursos não fiquem em defasagem (ou mesmo enciumados) vamos “compartilhar” o conhecimento que a professora concentra em sua pessoa!

Recentemente a professora Regiane Relvo Romano esteve mais uma vez no exterior para participar de mais um evento de escala global: a Cebit. A Cebit é nada mais nada menos do que a maior feira mundial do setor de tecnologia. Ela é um evento que é aguardado e noticiado no mundo todo. É um termômetro da capacidade de investimento das empresas e da inovação tecnológica que chegará ao mercado no ano seguinte! A professora Regiane não somente esteve na feira, mas trouxe muito material de lá e muitas novidades para compartilhar com os alunos.

Novas propostas e novas técnicas que estarão sendo implementadas nos próximos anos e que podem gerar muitas boas idéias (ou ao menos uma capacidade maior de previsão e adaptação) para os alunos. Esperamos em breve uma palestra da professora para os alunos (não somente alunos do curso dela, mas de outros cursos também) que estejam interessados nesta nova visão de mundo que ela trouxe de Hannover.

Curso de Graduação de Sistemas de Informação: Regiane Relva Romano na National Retail Federation (NRF)

O capitalismo é um sistema que muda constantemente! Ele muda o tempo todo e, é preciso saber de que lado da sua “configuração” nos estamos. Precisamos saber se estamos no lado “ultrapassado” (menos ativo que se estagna a cada dia) do capitalismo ou do lado “avançado” (mais ativo e que se dinamiza a cada dia) do capitalismo. O universitário do Unifieo tem a possibilidade de estar sempre atualizado com esta parte avançada do capitalismo global. E isto se deve ao seu quadro de professores que estão sempre antenados com o que acontece no mundo. Mas, talvez não haja um(a) professor (a) tão antenada nas novidades do mundo tecnológico e globalizado que a professora Regiane Relva Romano.

Recentemente (agora no período de 11 a 14 de janeiro de 2009), nossa querida professora esteve no NRF (National Retail Federation) que nada mais é do que um dos maiores eventos mundiais da área de varejo. Neste evento os especialistas na área de varejo (venda direta ao consumidor) discutem novas técnicas, novas tecnologias, novos conceitos e estudos de caso de sucesso são apresentados. Entendendo que no capitalismo de ponta a circulação superou a produção (vide o gigante Wal-Mart) é imprescindível que nós (estudantes universitários) tenhamos uma noção clara a respeito desta área.

Mas, o incrível é que Regiane Relva Romano não somente esteve, mas conduziu empresários brasileiros para conhecer todo o processo de inovação tecnológica que ocorreu no mundo e estava posto na feira. Toda esta experiência e a participação no evento estão sintetizados em seu livro mais recente: “Tecnologia: o futuro do seu negócio passa por aqui!”. É um livro muito ilustrado e traz as informações de forma clara e objetiva a respeito das inovações e do que realmente foi o evento seus impactos para o futuro do comércio varejista mundial. E o interessantíssimo do evento é que a inovação apresentada na feira não vem somente de novas técnicas, mas também do uso de velhas técnicas como bem define a professora em seu livro:

“A NRF 2009 contou com várias palestras, debates, mesas redondas e uma feira recheada de novidades, principalmente com relação a novos usos para tecnologias antigas".

Veja a importância da feira para o setor varejista:


Veja a palestra da Regiane Relva Romano!