quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Entrevista Curso de Administração Paula Nunes Fedorczuk: aliar trabalho e carreira profissional é fundamental

Um dos maiores desafios do universitário é trabalhar na área no qual fez o curso. Pode parecer contraditório, mas esta é a realidade de muitos universitários. O problema é que muitos universitários demoram para fazer a famigerada “transição” da área em que trabalham (enquanto fazem o curso de graduação) para a área em que querem trabalhar (a área do curso que fazem).



Isso se deve a uma série de fatores que vão desde o valor pago para estagiários (forma básica de entrar na vida profissional) até questões relacionadas a oportunidade de trabalho. Por isso é importante entrar de “cabeça” na atividade escolhida. Mas, esse não é o problema de Paula Nunes Fedorczuk. Ela escolheu a área de administração porque trabalha na área. Ela é funcionária do Bradesco e tem prática na área. Ela conhece a rotina do administrador porque vive esta rotina diariamente e segundo ela há uma forte identificação. Ela gosta tanto da atividade que quer seguir carreira nela. Paula não terá problema em fazer a “transição de carreira” porque ela já esta na área!

Paula estava acompanhada do pai que apóia a decisão acertada da filha que esta com uma visão prática de sua atividade profissional. É importante, segundo o pai coruja, que o universitário tenha essa visão de mercado porque afinal de contas ele esta estudando para desenvolver uma atividade profissional.
Além de pesquisar sobre A grade do curso de Administração a futura universitária também se informou com colegas a respeito da melhor universidade para fazer um curso atual e dinâmico. Todos recomendaram o Unifieo. Ela tem vários colegas que já estudaram aqui e fizeram calorosas recomendações. Aliás, o próprio pai da Paula já foi aluno do Unifieo e assinou embaixo quando ela decidiu cursar administração na Instituição. Ouça a entrevista da Paula:

Paula, como todos os calouros do Unifieo, agora esta ansiosa para começar o curso de Administração! Esse vídeo é para que os alunos tenham uma idéia da potencialidade prática que o curso de Administração possui na história da sociedade contemporânea:


Entrevista Curso de Comércio Exterior e Negócios Internacionais com Wesley André: eu sempre me interessei por questões internacionais

A identificação com uma determinada atividade nem sempre vem pelo caminho tradicional: o manual do candidato. Aliás, esse é um momento muito arriscado para tomar tal decisão que é tão fundamental na vida das pessoas. O correto é realmente estar pesquisando antes e conversando com pessoas que já estejam na área. E hoje com a internet e as redes sociais é muito fácil você ter contato com pessoas que estejam atuando na área.

Este foi o caso do Wesley André Lopes da Silva. Ele sempre teve interesse pela área “internacional”. Tudo o que dizia respeito ao “exterior” despertava o interesse de Wesley. Mas, foi através do curso de inglês que ele realmente percebeu sua vocação para a área de Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Mas, Wesley não ficou só nesta identificação superficial. Ele foi para as redes sociais. Ele pesquisou no Orkut sobre o curso de Comércio Exterior. Entrou na comunidade Comércio Exterior (31 mil membros) e abordou (digitalmente) profissionais da área e se informou sobre o mercado de trabalho. Também entrou no portal do Unifieo e se interou sobre a grade curricular do curso que esta disponível: Grade curricular do curso de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

O futuro aluno do curso de Comércio Exterior também ressaltou as qualidades do prédio do Unifieo que sempre lhe chamaram a atenção. Ele veio da Escola Pública e, é uma prova de que existe muito aluno bom, interessado e dedicado no Estado! Ele e mais três colegas entraram no Unifieo para fazer curso superior. Ele e a sua família (o pai esta viajando a trabalho) vieram finalizar a matrícula. Ouça a entrevista:

Você também pode conhecer mais sobre as estruturas internas do Unifieo fazendo uma visita monitorada Tour do Unifieo ou assistindo nosso vídeo no Youtube

Entrevista Curso de Administração: segundo Amanda Magalhães a identificação com o curso é fundamental

A escolha de uma atividade profissional é uma das decisões mais importantes que uma pessoa toma na vida. É uma decisão que decide vários fatores da vida pessoal porque é com base nesta decisão que 50% do seu tempo de vida útil será utilizado. Isso se deve ao fato de que você vai passar no mínimo 8 horas por dia exercendo esta atividade.

A recente universitária Amanda Magalhães Fernandes tem bem consciência da importância desta decisão. Ela tinha a inclinação para o curso de direito, mas pesquisando mais sobre outras atividades profissionais descobriu o curso de administração. Mas, ela foi além da simples identificação: pesquisou sobre a atividade. Ela pesquisou na internet, conversou com colegas e, o mais importante, pesquisou a grade curricular do curso. Foi nesta pesquisa sobre grades curriculares que ela se identificou não somente com o curso de administração, mas se identificou com o curso de administração do Unifieo. Ouça o áudio da Amanda a respeito do processo de tomada de decisão dela pelo curso de Administração:


A grade curricular de um curso é muito importante, pois varia de faculdade para faculdade. Por isso, é melhor pesquisar. Aproveite e pesquise a grade do curso do Unifieo e veja como é dinâmica e voltada para o mercado de trabalho: Grade do Curso de Administração