quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Diário da Web: a web 2.0 esta produzindo a geração do futuro (seu filho, seu aluno, seu cliente...)

Você conheceu a parte “meio técnica” da Web 2.0 no vídeo sobre novas tecnologias. Mas, neste vídeo você vai conhecer como essa tecnologia 2.0 esta totalmente integrada a globalização e todo o sistema produtivo que a envolve. Este vídeo fala sobre tecnologias de ponta, as fala essencialmente sobre o seu cotidiano. Ele fala sobre o “Rafinha” que é um adolescente que pode ser seu vizinho, seu filho, seu aluno ou seu futuro cliente em sua futura atividade profissional. Por isso, aqui no Unifieo, vamos fazer questão de apresentá-lo à você:

Diário da Web: as novas tecnologias web 2.0 e o impacto na educação

A pergunta que uma parte significativa dos usuários deste blog vai fazer é: O que é web 2.0? Por quê 2.0? Esta é uma nova forma de entender a internet que não esta mais sendo considerada como uma ferramenta de informação, mas sim como uma ferramenta de comunicação. A internet não quer somente informar, mas ela quer comunicar para poder formar. E no quesito formação ela passa a concorrer diretamente com a escola. Se a vantagem comparativa da escola frente a internet era a socialização com as novas tecnologias 2.0 esta vantagem cai por terra. Compreenda melhor esta revolução:


Diário da Web: o impacto das novas tecnologias no seu cotidiano

Se você não é um(a) fã incondicional de sites de tecnologia vai se surpreender com o quê os laboratórios tem desenvolvido para por em prática o conceito de “sustentabilidade planetária”. Se você ainda vai desenvolver um TCC ou um artigo nesta área é melhor você dar uma olhadinha neste vídeo.


Diário da Web: o blog deixou de ser diário para ser ferramenta de comunicação

A ascensão do formato Blog é uma realidade. O blog superou o site por ser uma ferramenta altamente interativa que permite ao criador entender os “gargalos” do seu processo de comunicação e se adequar as demandas que mudam o tempo todo. Nichos de mercado se abrem o tempo todo, pois a comunicação gera fluxo de informações e pessoas e isso é dinheiro nos dias de hoje. Veja como esta adolescente sai da condição de anonimato para ser apresentadora da MTV.


Conhecendo a biblioteca: aprendendo a pesquisar no arquivo

Na medida em que o aluno ganha “status de universitário” (através de leituras regulares exigida no decorrer do curso) ele passa a querer saber mais sobre a atividade profissional que ele escolheu. A partir daí ele vai querer mais do que atualizações mensais, mas vai querer se aprofundar mais na pesquisa. Ai entre o papel do arquivo. O arquivo mostra o que aconteceu (o passado), o que acontece (presente) e você vai trabalhar para elaborar sua hipótese sobre o que acontecerá (futuro). Mas, isso é para o seu trabalho de conclusão de curso...


Conhecendo a biblioteca: atualizando o seu conhecimento

Um dos lugares que é passagem obrigatória para todos os alunos é a biblioteca. Ela deve ser obrigatória no início do curso, mas na medida em que o aluno vai ganhando forma de “universitário” este departamento deve ser um lugar de “passagem prazerosa”, pois é nele que podemos renovar nosso conhecimento continuamente. Neste primeiro vídeo vamos conhecer o setor de atualização rápida da biblioteca. O Valdecir, estagiário da biblioteca e estudante do curso de administração, vai nos falar mais sobre este espaço:

Notícias da Biblioteca

Links

Conhecendo a biblioteca: atualizando o seu conhecimento

Conhecendo a biblioteca: aprendendo a pesquisar no arquivo

Curso de Jornalismo no Unifieo: Projeto Pibic Martha Marques

A aluna Martha Marques Nogueira, proferiu palestra sobre seu trabalho de Iniciação Cientifica, intitulado "Análise do Discurso Jornalístico nas eleições municipais de São Paulo", sob orientação da profª Sueida Soares Peralta, no evento da XVIII Semana Cultural do UNIFIEO, no dia 28 de outubro de 2005.

Curso de Geografia no Unifieo: Projeto Pibic Célia Galdino

A aluna Célia Galdino da Silva, orientanda do prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Júnior, apresentou o trabalho de Iniciação Científica realizado no UNIFIEO, sob o título de “As Funções Rio Tietê na Cidade Moderna ”, no 10º EGAL – Encontro de Geógrafos da América Latina , na USP – Universidade de São Paulo em São Paulo, em março de 2005.

Curso de História no Unifieo: projeto de PIBIC Ângela Calderazzo

A aluna Ângela de C.M.V. Calderazzo, orientada da profª Ms. Cláudia Moraes e Souza, apresentou o trabalho de Iniciação Científica realizado no UNIFIEO, sob o título de "História da música e crítica da arte na Revolução Francesa: a ópera 'O advinho da aldeia' do filósofo Jean-Jacques Rousseau", no XVIII Encontro Regional de História Anpuh São Paulo - UNESP/Campus de Assis, que se realizou no período de 24 a 28 de julho de 2006.
A aluna Angela Calzerazzo é formada também em música. Inscreveu-se no mestrado de História Social na PUC e foi aprovada logo na primeira Seleção (a mais concorrida da Instituição). Além disso, a partir de uma apresentação musical na USP, solicitaram-lhe um artigo para a Revista Institucional. O artigo relaciona a letra do Hino Nacional do país com sua história de resistência.

Curso de Ciências Biológicas no Unifieo: projeto de PIBIC de Humberto Bezerra

O aluno Humberto Bezerra de Araújo Filho, orientando da professora Miriam Silva do Carmo, do curso de Ciências Biológcas, apresentou o trabalho intitulado: "Comparação da Freqüência Parasitária em Crianças de Seis a Dez Anos em Dois Extratos Socioeconômico do Município de Osasco - SP", no 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC - SEMESP) e 5º Congresso Internacional de Iniciação Científica (COINT - SEMESP), realizados nos dias 23 e 24 de novembro de 2007, no campus Cidade Unviesitária de Sorocaba - UNISO.

Curso de Fisioterapia no Unifieo: projeto PIBIC Silvia Rana

A aluna Silvia Rana do curso de Fisioterapia desenvolveu o projeto de Iniciação Científica no PIBIC/2004 "Fisio & Mama 2003", foi aprovada no curso de Mestrado em Ciências da Saúde - Oncologia, HC - Faculdade de Medicina/USP em julho de 2007.

Curso de Sistemas de Informação no Unifieo: projeto PIBIC Adréia Brandão

Os alunos Sérgio Gonçalves Leite do curso de História e Andréia Brandão de Oliveira do curso de Sistemas de Informação, foram aprovados para representar o UNIFIEO no 7º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP, em 23 e 24/11/2007, na Universidade de Sorocaba. Seus projetos de Iniciação Científica são, repectivamente: "Kairós e Chrónos e suas Implicações no Tempo Cíclico e Espiral" e "Uso da Biometría para Controle de Acesso e Freqüencia - Aspecto Diversos Privacidade".

Curso de História no Unifieo: projeto PIBIC Sérgio Gonçalves Leite

Os alunos Sérgio Gonçalves Leite do curso de História e Andréia Brandão de Oliveira do curso de Sistemas de Informação, foram aprovados para representar o UNIFIEO no 7º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo SEMESP, em 23 e 24/11/2007, na Universidade de Sorocaba. Seus projetos de Iniciação Científica são, repectivamente: "Kairós e Chrónos e suas Implicações no Tempo Cíclico e Espiral" e "Uso da Biometría para Controle de Acesso e Freqüencia - Aspecto Diversos Privacidade".

Curso de Química no Unifieo: projeto PIBIC Samanta Pimenta

A pesquisa de Iniciação Científica da aluna Samantha Pimenta Andrade, do curso de Química, teve como um de seus resultados um Artigo que foi aceito para publicação no periódico internacional Institute of Scientific Information (ISI) Phytotherapy Research

Curso de Ciências Biológicas no Unifieo: projeto de PIBIC Ivan Vanderley

O aluno Ivan Vanderley Silva, ex-aluno do UNIFIEO do curso de Ciências Biológicas, desenvolveu projeto de Iniciação Científica no PIBIC, orientando da professora Miriam Mitsue Hayashi, foi aprovado no Mestrado do Instituto de Pesca de São Paulo, com início em junho de 2008. O aluno também foi promovido a Diretor do Deparatamento de Limpeza Urbana da Secretaria do Meio Ambiente de Barueri - SP.

Pibic: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica

Links

Curso de Jornalismo no Unifieo: Projeto Pibic Martha Marques

Curso de Geografia no Unifieo: Projeto Pibic Célia Galdino

Curso de História no Unifieo: projeto de PIBIC Ângela Calderazzo

Curso de Ciências Biológicas no Unifieo: projeto de PIBIC de Humberto Bezerra

Curso de Fisioterapia no Unifieo: projeto PIBIC Silvia Rana

Curso de Sistemas de Informação no Unifieo: projeto PIBIC Adréia Brandão

Curso de História no Unifieo: projeto PIBIC Sérgio Gonçalves Leite

Curso de Química no Unifieo: projeto PIBIC Samanta Pimenta

Curso de Ciências Biológicas no Unifieo: projeto de PIBIC Ivan Vanderley

Colégio CEP: Centro Educacional Paulista

O Unifieo agora conta com um colégio dentro de suas dependências. Veja aqui as notícias sobre o colégio. Visite o site aqui


Cursos de Administração, Direito e Publicidade e Propaganda: alunos foram destaque no Aprendiz 2

Três ex-alunos do UNIFIEO estão na competição de “O Aprendiz”, da TV Record. A população de Osasco e a comunidade universitária já se mobilizam para torcer muito por Carol, Junior e Flávia. O emprego de R$ 250 mil anuais atraiu 50 mil inscritos. Antes mesmo de ir ao ar pela Rede Record, em sua segunda edição, nesta quinta-feira (23), “O Aprendiz”, um dos programas de maior sucesso do ano passado da televisão brasileira, já está mobilizando toda a atenção de alunos, professores e funcionários do UNIFIEO e, igualmente, da população de Osasco e região.

Entre 50 mil inscritos, 16 escolhidos. Entre eles, três ex-alunos de destaque do UNIFIEO. Carolina Gouveia Vanuci (Carol), 24 anos, que concluiu seu bacharelado em Publicidade e Propaganda; Flávia Celestino, Bacharel em Direito; e Jurandir Silva de Carvalho Júnior (Júnior), que concluiu Administração de Empresas, com ênfase em Marketing. Os três lutarão para fugir do sonoro “Está Demitido”, o bordão do programa, que a cada semana exclui um participante. O que eles esperam é conseguir - além do destaque da mídia - o desejado emprego numa das empresas do publicitário Roberto Justus, que também é o apresentador do programa.

Para o reitor Luiz Fernando da Costa e Silva “os ex-alunos do UNIFIEO com certeza estão muito bem preparados para enfrentar essa segunda temporada de “O Aprendiz”. E já provaram isso, não só pelo esforço da entidade de ensino que é uma das mais destacadas do país em lhes dar um ensino de qualidade. O destaque de já terem sido escolhidos entre os 50 mil inscritos já é uma grande vitória. E nós comemoraremos juntos, torcendo por eles”, diz. “A comunidade universitária e os osasquenses já estão se mobilizando”.
Quem são os escolhidos Carol:
Carolina Gouveia Vanuci, a Carol, 24 anos. Nasceu e mora em Osasco-SP. Formada em Publicidade e Propaganda - FIEO (Osasco), tem MBA em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Seu inglês é avançado. Atualmente é Analista de Marketing.

Flávia: Flávia Celestino, 30 anos, não tem apelido. Nasceu e mora em Osasco-SP. Formada em Direito pelo UNIFIEO e em Administração, pela Universidade Mackenzie. Cursa Pós-Graduação em Processos Civis na Pontifícia Universidade Católicia, PUC. Tem inglês fluente. Atualmente é Diretora Jurídica.
Júnior: Jurandir Silva de Carvalho Júnior, ou Júnior, como prefere como apelido, tem 27 anos, e nasceu e mora em São Paulo, Capital. Formado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pelo UNIFIEO, faz pós-graduação em marketing na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Seu inglês é avançado. Atualmente é Coordenador de Marketing.

Resultado do programa: Júnior ficou entre os três finalistas! Veja aqui o desfecho da situação do Júnior

Cursos de Pós-Graduação: o valor da capacidade de refletir sobre a realidade

Silvana Hyppolito Regio, autora de um dos cinco trabalhos finalistas da categoria Pós-graduação do Prêmio Ethos-Valor (PEV) 5ª edição – Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas, promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável e o Jornal Valor Econômico, cuja premiação ocorreu no dia 31 de maio último, no Sesc Vila Mariana.

Seu trabalho, “A publicação do balanço social e sua influencia na cotação das ações na Bovespa”, foi escolhido entre 375 monografias de faculdades de todo o país pela qualidade de reflexão crítica e enfoque original. (orientador: Prof. Dr. Rubens Janny Teixeira, que esteve presente no evento). O Prêmio Ethos-Valor, criado em 2001, acredita que os universitários têm um importante papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, que representam uma parcela da sociedade com maior acesso à informação e à pesquisa e são as futuras lideranças empresariais, possuindo em seu íntimo a força e a esperança de uma sociedade melhor.

O Prêmio Ethos-Valor – Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas, tem por objetivo incentivar e aprofundar o debate sobre a responsabilidade social das empresas na comunidade acadêmica, envolvendo professores e alunos de todas as áreas, nos cursos de graduação e pós-graduação, em todo o território nacional. As empresas, como os diversos setores da sociedade civil, estão redefinindo seus papéis. Comprometendo-se cada vez mais com o conceito de desenvolvimento sustentável, baseado na preservação do meio ambiente e na promoção dos direitos humanos, assumem sua vocação de agentes de mudança, não apenas econômica e tecnológica, mas também social.

Dessa maneira, adquirem o respeito das pessoas e comunidades impactadas por suas atividades, o reconhecimento e o engajamento dos seus colaboradores e a preferência dos consumidores.Nesse contexto, o Prêmio Ethos-Valor, oferece a universitários e professores uma oportunidade efetiva de participação na discussão sobre uma das mais importantes tendências de mudança na sociedade brasileira e mundial. Conduta, cuja adoção pela grande maioria das empresas é ainda uma utopia. Torná-la realidade é tarefa da nova geração.

Premiação além de R$ 6000,00 para os 2 trabalhos vencedores (1 de graduação e 1 de pós-graduação), são premiados os 10 finalistas, 5 destaques regionais, professores orientadores e Instituições de Ensino. Todos são convidados a integrar o Grupo de Multiplicadores da RSE, que tem por objetivo contribuir para a disseminação dos conceitos da RSE entre o público universitário, realizando atividades como palestras e participação na banca julgadora do PEV.
O que é o Instituto EthosO Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social congrega empresas de todo o país, de diferentes portes e diversos setores, interessadas em desenvolver suas atividades de forma ética, num permanente processo de avaliação e aperfeiçoamento. A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável..

Os trabalhos vencedores e todos os finalistas e destaques regionais do concurso podem ser acessados gratuitamente no site do Uniethos www.uniethos.org.br
Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação do Unifieo: aqui

Curso de Graduação Ciências Biológicas: da paixão para o trabalho de preservação

Foram cerca de 2.000 inscritos de todo o Brasil e outros países onde apenas 12 estudantes foram selecionados. Eles analisam o curriculum e dão preferência para quem fala inglês ou quem já tem experiência em educação ambiental.

Quando recebi a notícia de que havia sido escolhida, tive a maior emoção da minha vida,
pois eu estava preste a realizar um sonho e iria ajudar e preservar um dos animais mais lindo do mundo e que está desaparecendo do planeta graças à ganância e maldade do homem que além de destruir o meio ambiente, caça as tartarugas, coletam os ovos da areia não permitindo que os bebês tartarugas nasçam.

Ainda há outros problemas que afetam as tartarugas, como as redes de pesca e o lixo jogado ao mar, que as tartarugas pensam ser comida e acabam comendo e morrendo. Cheguei no Projeto Tamar na base de Ubatuba no dia 25/06 e fiquei até o dia 02/08. Realizei vários trabalhos com muita dedicação e amor. Quando alguma tartaruga caia na rede, os pescadores avisavam o Projeto Tamar e íamos até a tartaruga. Eu pesava, media, marcava as tartarugas e depois as devolvia ao mar.

As que viam afogadas eu realizava massagem no plastrão (parte de baixo das tartarugas) para retirada de água dos pulmões e era sempre uma emoção cada vez que uma tartaruga reagia e voltava a respirar, mas nem sempre era assim, muitas já chegavam mortas por afogamento. Era feita necropsia de cada tartaruga morta e é incrível a quantidade de lixo encontrado dentro do trato digestório delas. As que eram capturadas vivas e com machucado ou uma doença chamada Fibropapiloma não eram soltas, essas são levadas para a base do Tamar e recebem tratamento e quando curadas são devolvidas ao mar.


Também atendia os visitantes explicando a importância das tartarugas marinhas e o porquê delas estarem em risco de extinção. Alimentava as tartarugas maiores e os filhotes de 3 meses. Cuidava das tartarugas doentes e debilitadas, ajudava o veterinário durante as cirurgias, cortava e limpava os peixes para elas comerem. Durante o estágio aprendi muita coisa sobre as tartarugas marinhas e sobre as pessoas também. Muitas apóiam o Projeto Tamar e outras acham que é besteira ajudar os animais.

Fiz várias amizades durante o estágio, realizei meu trabalho com muita dedicação e até consegui ajuda do Biólogo do Tamar para realizar meu TCC que será com tartarugas marinhas sob orientação do profº Dr. Ricardo Crispino, que sempre me apoiou e incentivou a realizar meu sonho. O importante é nunca desistir, pois se o sonho for verdadeiro ele um dia será realizado. Carla Rocha Fernandes é aluna do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas.

Veja a grade do curso de Ciências Biológicas aqui

O curso de Ciências Biológicas do Unifieo esta entre os melhores do Brasil: veja