sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Curso de Graduação Design Digital: Blog do professor Nicola traz disciplinas do curso de DD

O pessoal vai pensar até que eu faço DD (eu faço geografia) de tanta matéria que sai do curso de Design Digital aqui, mas o fato é que este é um dos cursos (até agora, até que se prove o contrário) que mais esta ligado na rede! Tem bloggueiro para tudo quanto é lugar neste curso! E os próprios professores são muito ligados a rede! E este é mais um exemplo e prova disso: http://aulasfieo.wordpress.com/

Este é o blog do professor Nicolau Centola! Neste blog nós vamos ter acesso a toda a dinâmica do curso de DD. E esta é a proposta do Blog:

A partir de hoje, aulas normais. Este blog registrará todas as informações necessárias aos alunos para que eles possam acompanhar minhas aulas. Planos de ensino, bibliografias, dicas, material de pesquisa, prazos de trabalhos etc.

E temos a grade também:

Segunda:das 19h30 às 23 horas - Jornalismo Especializado II - sala 13 amarelo/ lab 4 azul

Terça:das 7h30 às 11 horas - Hipertexto e Hipermídia - sala 19 lilás/lab 14 branco

Quarta:das 19h30 às 23 horas - Seminários: Novas Tecnologias - sala 5 branco

Quinta:das 19h30 às 21 horas - Informática 1 - sala 3 brancodas 21h20 às 23 horas - Técnicas em Arte Final - sala 14 amarelo

Sexta:das 7h30 às 11 horas - Informática 1 - Sala 21 lilásdas 19h30 às 23 horas - Hipertexto e Hipermídia - sala 4 branco/lab 14 branco

E o site traz dicas muito legais como: Museu do computador e a linha do tempo

http://www.museudocomputador.com.br/fotos.php

http://www.mci.org.br/linhatempo/index.html

Curso de Graduação Publicidade e Propaganda: Blog do Edu Almeida Comunicação, Sentimento e Reflexão

Um dos maiores desafios de um curso de graduação em uma Universidade Ocidental é transmitir vida. Sim, vida! Apesar estar enquadrados em cursos e disciplinas específicas para seremos formados para executar tarefas específicas a vida que nos anima (ou nos motiva diriam alguns palestrantes de PNL) é a que realmente gera lucro para as organizações onde trabalhamos! Vida gera vida! Alegria gera alegria!

Transmitir conteúdos é fácil. A apostila faz sozinha isso! Um xerox fala por si mesmo! Mas, transmitir vida é outra coisa. É aquela aula que vc tem certeza de que o professor vai além das expectativas. Aquela aula que você aprende muito mais do que você esperaria aprender. E com as novas tecnologias (como o blog e todos os acessórios que o envolvem) nós podemos saber (mais ou menos) quem é quem. E eu vejo que o professor Edu é um daqueles professores que transmite vida porque a vida que anima os alunos dele é diferente!

Veja um dos trabalhos que foi desenvolvido por alunos dele e foi parar na rede! Lembrando que ele é professor de Rádio Publicitário e Psicologia da Comunicação! Veja o vídeo:
Leo Buscaglia - Vivendo, Amando e Aprendendo.

Show de bola! O blog dele é “vídeo e tecnologias afins”! Tem muito trabalho de aluno no blog dele! Vale a pena conferir! Esse é um dos trabalhos de Alunos que ele indica! Fragmentos de um discurso amoroso - Roland Barthes. Esse vídeo eu consegui trazer para cá...rs



Curso de Graduação Design Digital: Professora Ferdi do DD é bloggueira forte da rede

Sabe que este trabalho de estar desenvolvendo uma rede é um trabalho muito gratificante porque é um trabalho que tem muitas surpresas. De fato, eu não preciso criar uma rede para o Unifieo, pois de fato ela já existe. Meu trabalho esta sendo integrar a rede! Mal comecei meu trabalho e já estou descobrindo (e me encantando) com um mundo que existia antes de mim...rs

O pessoal de DD (Design Digital) esta de parabéns mais uma vez! Esta semana tive contato com alguns professores deste curso e mais precisamente com a professora Fernanda Henriques (mais conhecida como Ferdi!). E tive contato com ela através do Yuri (que também é bloggueiro do Curso de DD) que mandou um e-mail para os contatos dele na rede sobre o Blog do Unifieo! E um destes contatos é a professora Ferdi que, por sua vez, me colocou em contato com toda uma rede de blogs que já estava rolando no curso de DD.

Isso é a rede! Um indicando para o outro e um agregando na formação do outro e neste meio todos são beneficiados! A rede da professora Ferdi é muito boa! Tem blogs com excelentes conteúdos! Eu visitei e já posso afirmar que esta agregando muito na minha formação! Não estou falando nem como responsável pelo Blog do Unifieo, mas como aluno (sou aluno de geografia) do Unifieo. E o pessoal de DD (e já estou entrando em contato com uma galera grande deste curso e do Jornalismo) é realmente ciente do poder dos Blogs e da rede da internet para ampliar e compartilhar conhecimento. É como a professora mesmo destacou:

A gente do DD sabe as maravilhas que um blog é capaz em termos de comunicação. Um espaço livre e educativo que pode ser cada vez mais uma ferramenta importantíssima no diálogo com nossos alunos.

E por falar em diálogo que diz respeito a comunicação já vou “clonar” (ou melhor compartilhar) um vídeo que tem no blog da professora a respeito de comunicação:

E para completar o currículo da professora;;;;rs. E para acessar o blog dela: Blog da Professora Ferdi. E detalhe que já ia me esquecendo de dizer! Todo o conteúdo das aulas de DD ela esta colocando on-line! Veja vc mesmo:
Ementa da disciplina Produção Publicitária I
fevereiro 11th, 2009 by ferdi henrix
Trat. de Imagem I - Aula 1 - 10/02/09
fevereiro 11th, 2009 by ferdi henrix

Met. Visual I - Aula 1 - 06/02/09
fevereiro 11th, 2009 by ferdi henrix

Fantástico não é! Pois, não perca tem você que é de DD e você que é de outros cursos também porque isso é transdisciplinaridade!

Curso de Graduação Ciência da Computação: de mulher para mulher e para os homens também!

Semana passada recebi mais um e-mail de uma bloggueira. Realmente tenho que admitir que as mulheres escrevem e são mais ativas que os homens. Aliás, nem preciso escrever sobre isso porque tem um excelente blog que já dá esta dinâmica profissional das mulheres. É o blog da minha amiga Renata Andrade!

Ela é aluna de Ciência da Computação aqui do Unifieo, mas trabalha também no departamento de Marketing da Instituição! E de marketing ela é boa também. E temos que admitir que estas duas áreas se casam muito bem: tecnologia e marketing. E para provar isso a Renata Andrade já nos trouxe duas excelentes matérias sobre
"Mulher Destaque" no mundo da tecnologia!.

Ela esta falando sobre o lançamento do livro da Professora Regiane Relva Romano! Muito boa a matéria e tem mais temas relacionados! O bom é que o blog da Renata Andrade traz mulheres que tiveram destaque na área de tecnologia, mas não faz aquela apologia mais violenta ao feminismo. Realmente ela traz a igualdade de oportunidades o que é importante não somente para as mulheres, mas para todas as minorias! Isso é importante destacar! Vou até ter a ousadia de importar um comentário feito pela Luciana que retrata muito bem esse sentimento:

Luciana disse...
Oi Rê e demais visitantes deste blog, vc tem toda a razão: não é o sexo que determina o que se pode fazer e sim o querer e fazer a diferença. Tenho certeza que vc terá muitos êxitos na carreira de tecnologia.Sucesso hoje e sempre!Luciana Guedes
Além disso o blog da Renata vai trazer um pouco do cotidiano do Curso de Ciência da Computação para a Rede! Vale a pena acompanhar: Blog "Ciencia da Computação - mulher & tecnologia"