segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Curso Graduação Design Digital: empreendedorismo, tecnologia e motivação no curso de design digital

Um dos maiores desafios de um estudante é tornar-se empreendedor. É um desafio em todo o mundo, mas aqui no Brasil este desafio é ainda maior. Não é só pelo fato de estarmos imersos em uma economia de juros altíssimos, mas também pelo fato de que a cultura escolar (e porque não a cultura nacional) é avessa ao mundo dos negócios preferindo se concentrar mais no mundo das notas (boletim escolar) do que no mundo real das notas reais (verdinhas).

Nós ainda temos uma cultura de adquirir cultura pela cultura. E isso é um problema grave porque de um jeito ou de outro no fim vamos cair no mercado de trabalho e nele o que conta é sua capacidade de produzir a partir do conhecimento. É por isso que temos que estimular as iniciativas empreendedoras. O caso da criação da Revista Virtus é mais um sinal de que temos potencial para ser mais do que somos hoje. Quando nos deparamos com alunos se organizando em torno de propostas que visam não somente a criação de uma empresa, mas o desenvolvimento de um conceito que visa se tornar uma empresa isso é tremendo. Veja o conceito que rege a criação da proposta da Revista Virtus:


Força de opinião e liberdade de informação, é o que propõe a revista Virtus, propõe ser uma potência por que é destinada ao público jovem com o intuito de fazer nascer formadores de opinião e incentivar a leitura com uma diagramação limpa e agradável tratando dos mais diversos assuntos. A Virtus irá abrir espaço para ilustradores e profissionais da área do Design, propõe discussões sobre o que venha a ser o Design através de colunas com profissionais da área do Design e artistas. A revista vai falar sobre música, abrirá espaço para as bandas novas mostrarem seu trabalho e terá agenda de shows e tudo sobre os artistas preferidos da galera! Cada mês um artista e um estilo musical diferente será mostrado.


É bom não brincar com jovens assim, porque o myspace e o facebook nasceram de iniciativas como estas. Alunos que tinham uma proposta conceitual que visavam o bem comum que acabaram por se tornar modelos de negócios poderosíssimos. Por isso ainda vou conversar muito com o Yuri para firmarmos novas parcerias! E o Yuri é um cara que manda bem no empreendedorismo digital. É só acessar o blog dele para ver isso. E parece que o pessoal de Design é todo assim! Todo empreendedor e desbravador da web! Veja o blog do Design! E não para ai tem comentários para lá de empolgados com o curso como você pode ver acima! Mas, se quiser conferir como terminou essa aula veja aqui

2 comentários:

  1. é uma honra ter um parceiro como o Unifieo, por que lá tem gente de valor!

    ResponderExcluir
  2. O prazer é nosso Yuri! Queremos ver sua revista decolar!

    ResponderExcluir