quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cursos de Pós-Graduação: o valor da capacidade de refletir sobre a realidade

Silvana Hyppolito Regio, autora de um dos cinco trabalhos finalistas da categoria Pós-graduação do Prêmio Ethos-Valor (PEV) 5ª edição – Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas, promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável e o Jornal Valor Econômico, cuja premiação ocorreu no dia 31 de maio último, no Sesc Vila Mariana.

Seu trabalho, “A publicação do balanço social e sua influencia na cotação das ações na Bovespa”, foi escolhido entre 375 monografias de faculdades de todo o país pela qualidade de reflexão crítica e enfoque original. (orientador: Prof. Dr. Rubens Janny Teixeira, que esteve presente no evento). O Prêmio Ethos-Valor, criado em 2001, acredita que os universitários têm um importante papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, que representam uma parcela da sociedade com maior acesso à informação e à pesquisa e são as futuras lideranças empresariais, possuindo em seu íntimo a força e a esperança de uma sociedade melhor.

O Prêmio Ethos-Valor – Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas, tem por objetivo incentivar e aprofundar o debate sobre a responsabilidade social das empresas na comunidade acadêmica, envolvendo professores e alunos de todas as áreas, nos cursos de graduação e pós-graduação, em todo o território nacional. As empresas, como os diversos setores da sociedade civil, estão redefinindo seus papéis. Comprometendo-se cada vez mais com o conceito de desenvolvimento sustentável, baseado na preservação do meio ambiente e na promoção dos direitos humanos, assumem sua vocação de agentes de mudança, não apenas econômica e tecnológica, mas também social.

Dessa maneira, adquirem o respeito das pessoas e comunidades impactadas por suas atividades, o reconhecimento e o engajamento dos seus colaboradores e a preferência dos consumidores.Nesse contexto, o Prêmio Ethos-Valor, oferece a universitários e professores uma oportunidade efetiva de participação na discussão sobre uma das mais importantes tendências de mudança na sociedade brasileira e mundial. Conduta, cuja adoção pela grande maioria das empresas é ainda uma utopia. Torná-la realidade é tarefa da nova geração.

Premiação além de R$ 6000,00 para os 2 trabalhos vencedores (1 de graduação e 1 de pós-graduação), são premiados os 10 finalistas, 5 destaques regionais, professores orientadores e Instituições de Ensino. Todos são convidados a integrar o Grupo de Multiplicadores da RSE, que tem por objetivo contribuir para a disseminação dos conceitos da RSE entre o público universitário, realizando atividades como palestras e participação na banca julgadora do PEV.
O que é o Instituto EthosO Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social congrega empresas de todo o país, de diferentes portes e diversos setores, interessadas em desenvolver suas atividades de forma ética, num permanente processo de avaliação e aperfeiçoamento. A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável..

Os trabalhos vencedores e todos os finalistas e destaques regionais do concurso podem ser acessados gratuitamente no site do Uniethos www.uniethos.org.br
Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação do Unifieo: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário