quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Curso de Graduação Ciências Biológicas: da paixão para o trabalho de preservação

Foram cerca de 2.000 inscritos de todo o Brasil e outros países onde apenas 12 estudantes foram selecionados. Eles analisam o curriculum e dão preferência para quem fala inglês ou quem já tem experiência em educação ambiental.

Quando recebi a notícia de que havia sido escolhida, tive a maior emoção da minha vida,
pois eu estava preste a realizar um sonho e iria ajudar e preservar um dos animais mais lindo do mundo e que está desaparecendo do planeta graças à ganância e maldade do homem que além de destruir o meio ambiente, caça as tartarugas, coletam os ovos da areia não permitindo que os bebês tartarugas nasçam.

Ainda há outros problemas que afetam as tartarugas, como as redes de pesca e o lixo jogado ao mar, que as tartarugas pensam ser comida e acabam comendo e morrendo. Cheguei no Projeto Tamar na base de Ubatuba no dia 25/06 e fiquei até o dia 02/08. Realizei vários trabalhos com muita dedicação e amor. Quando alguma tartaruga caia na rede, os pescadores avisavam o Projeto Tamar e íamos até a tartaruga. Eu pesava, media, marcava as tartarugas e depois as devolvia ao mar.

As que viam afogadas eu realizava massagem no plastrão (parte de baixo das tartarugas) para retirada de água dos pulmões e era sempre uma emoção cada vez que uma tartaruga reagia e voltava a respirar, mas nem sempre era assim, muitas já chegavam mortas por afogamento. Era feita necropsia de cada tartaruga morta e é incrível a quantidade de lixo encontrado dentro do trato digestório delas. As que eram capturadas vivas e com machucado ou uma doença chamada Fibropapiloma não eram soltas, essas são levadas para a base do Tamar e recebem tratamento e quando curadas são devolvidas ao mar.


Também atendia os visitantes explicando a importância das tartarugas marinhas e o porquê delas estarem em risco de extinção. Alimentava as tartarugas maiores e os filhotes de 3 meses. Cuidava das tartarugas doentes e debilitadas, ajudava o veterinário durante as cirurgias, cortava e limpava os peixes para elas comerem. Durante o estágio aprendi muita coisa sobre as tartarugas marinhas e sobre as pessoas também. Muitas apóiam o Projeto Tamar e outras acham que é besteira ajudar os animais.

Fiz várias amizades durante o estágio, realizei meu trabalho com muita dedicação e até consegui ajuda do Biólogo do Tamar para realizar meu TCC que será com tartarugas marinhas sob orientação do profº Dr. Ricardo Crispino, que sempre me apoiou e incentivou a realizar meu sonho. O importante é nunca desistir, pois se o sonho for verdadeiro ele um dia será realizado. Carla Rocha Fernandes é aluna do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas.

Veja a grade do curso de Ciências Biológicas aqui

O curso de Ciências Biológicas do Unifieo esta entre os melhores do Brasil: veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário